Vantagens e Desvantagens do Marketing Digital

        É possível destacar 6 principais vantagens do Marketing Digital que decorrem da utilização da Internet (Chaffey, Mayer, Johnston, Ellis-Chadwick, 2003):

  • Imediatização – permite de modo imediato, oferecer aos consumidores promoções especiais, modificar a estrutura e o conteúdo de um site, alterar conteúdos publicitários, etc;

  • Personalização – esta personalização é possível porque na internet poderemos ter acesso a informações do consumidor em tempo real e como por exemplo, o seu histórico de compras ou produtos e que sites se encontra num determinado momento a visionar ou já visionou. Outro exemplo desta extrema personalização é as denominadas páginas “vazias” em que o consumidor é quem as preenche como por exemplo o Facebook;

  • Quantificação – é possível um conhecimento detalhado e aprofundado sobre os consumidores, em termos quantitativos, algo que o mercado tradicional não permite tão facilmente e com tanta brevidade, isto é, permite, por exemplo, recolher estudos de mercado e o ROI de uma determinada campanha em tempo real;

  • Ubiquidade – Por utilizar a Internet como canal de comunicação, esta permite a ubiquidade, isto é, estar presente em todo o lado ao mesmo tempo, logo não existem limites em termos de tempo nem em termos geográficos;

  • Envolvimento do utilizador – No Marketing Digital o consumidor já não é um consumidor passivo mas sim um consumidor interactivo que se envolve com as marcas e que é activo na sua apreensão de conteúdos. Dando origem ao conceito de Web 2.0.

Fonte: CARRERA, Filipe; [2009] Networking – Guia de sobrevivência Profissional. 1ª Ed.Edições sílabo, Lda, Lisboa

  • Efeito de rede – A comunicação entre os consumidores é extremamente importante, quer para os próprios quer para as próprias empresas. Este efeito de rede pode construir ou destruir a imagem e reputação de uma marca, como tal as empresas estão cada vez mais atentas a estes fenómenos como por exemplo as redes sociais.

No entanto, também se encontram algumas desvantagens como:

  • Preconceito – os consumidores ainda tendem a ver o digital como enganoso e fraudulento;
  • Poder do lado do consumidor – É este que tem o poder de decidir se pretende se impactado com determinada comunicação. No Marketing Digital não podemos garantir que determinado consumidor será impactado efectivamente com determinada mensagem.

 

Referências Bibliográficas:

Chaffey, D.; Mayer, R. ; Johnston, K.; Ellis-Chadwick F. [2003] Internet Marketing: Strategy, Implementation and Pratice. Second Edition. Prentice Hall, pp. 484.

CARRERA, Filipe; [2009] Networking Guia de sobrevivência Profissional. 1ª Ed.Edições sílabo, Lda, Lisboa

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