Áreas de aplicação e exemplos de Mood Board Digital

Com a proliferação das novas tecnologias hoje em dia, os Mood Boards podem ser digitais e não apenas físicos. Devido à sua utilidade e mais-valias muitos são os exemplos e as suas aplicações. Portanto, pode dizer-se que o Mood Board é utilizado nas mais diversas áreas, como por exemplo: Cinema, Moda, Decoração, Culinária, Arquitectura, Publicidade, Design, Pintura, etc.

Mood Board Digital:

Neste caso especifico será necessário utilizar as plataformas digitais para o dar a conhecer ao mundo e usar ferramentas de edição gráfica para o elaborar.

As principais vantagens da utilização das novas tecnologias para a elaboração de um Mood Board são: a possibilidade de utilização de vídeo, o facto de este ser muito mais rápido de realizar, ter-se acesso a uma extensa oferta de imagens que a Internet apresenta, bem como existir a possibilidade de o disseminar de uma maneira muito mais fácil, sem custos e muito mais rápida quando em comparação com o Mood Board Tradicional Físico. Com um Mood Board Digital muitas mais pessoas serão passíveis de serem impactadas com a sua mensagem. Portanto, no meu entender, a utilização da Internet para criação de um Mood Board e para a sua comunicaçã0 deverá ser cada vez mais intensificada e recorrente. No entanto, o Mood Board Digital também traz a desvantagem de o criador se puder dispersar muito mais facilmente quando comparado com o tradicional Mood Board, pois a oferta de elementos que este poderá utilizar para a sua criação poderá originar confusões na mensagem e não respeitar o carácter objectivo e direccionado aos objectivos do cliente com vista a solucionar um problema ou atender a um pedido deste.

Após alguma pesquisa no youtube, constatei que este tema é muito abordado, existindo uma enorme quantidade e diversidade de exemplos publicados na Internet. A título exemplificativo deixo aqui alguns Mood Boards Digitais, nomeadamente da área da publicidade, pois é esta a minha área de acção, paixão e na qual me encontro integrado profissionalmente. Por último, deixo também um tutorial para a criação de um Mood Board Digital, para que todos possam tomar conhecimento desta importante ferramenta criativa e desta maneira consigam adoptar para si mesmas as suas vantagens, potencialidades e utilidade nas mais variadas áreas que o Mood Board permite.

Mood Board Camper:

Através deste Mood Board a marca transmite e reforça o seu posicionamento, como uma marca simples, livre, aventureira e genuína. O seu slogan “life is easy” reforça esse mesmo carácter simplista da marca, que presa o conforto e a durabilidade dos seus produtos.

Mood Board Nivea:

Através de um conjunto de imagens de pessoas, emoções e momentos do quotidiano, acompanhados de uma melodia alegre, é-nos comunicado o mundo Nívea, um mundo onde impera a alegria e descontracção. Enfatiza-se a ideia de que a nívea é o parceiro da sua vida, está presente em todas as acções do seu dia-a-dia “Everywhere, Everytime, Everyday,”, a cuidar da pele dos seus clientes.

Mood Board CK:

A marca Calvin Klein através deste Mood Board mostra-nos o seu portfólio de produtos, bem como os valores e ideias que se encontram associadas à marca e com os quis esta se identifica, com por exemplo: glamour, status, sensualidade e sofisticação.

Tutorial para construção de um Mood Board Digital:

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