O meu Mood Board – Perpetual Beta –

Hoje em dia vivemos num ambiente super competitivo em que tudo muda e se altera a uma velocidade vertiginosa. Assim, quem não adoptar uma postura de constante evolução e proactividade não conseguirá sobreviver neste novo mundo económico.

Assim, tal como Darwin referiu existe uma evolução natural das espécies, mas no meu entender, essa evolução deverá ser uma constante necessidade e vontade vincada de toda a humanidade. Esta deverá estar sempre no horizonte e pensamento de todos os cidadãos.

Será necessário viver num constante estado “beta”, nunca poderá existir uma atitude de acomodação e aceitação para com o estabelecido. Terá pelo contrário de se adoptar uma atitude de constante melhoramento e procura de melhores soluções que nos permitam evoluir, tanto a nível pessoal como profissional. Posso dizer que a vida é um constante processo “Perpetual Beta”. Sendo este o conceito do meu Mood Board, pois esta é uma máxima que aplico tanto na minha vida pessoal como na profissional. Para além deste conceito, tenho também como base a evolução, pois penso que a vida é feita de degraus infinitos que têm e devêm ser ultrapassados.

Assim, para ilustrar este conceito e criar o meu Mood Board, utilizei um misto de actividades que gosto de fazer com personalidades que me identifico. Mas, existe um ponto em comum com todos os elementos escolhidos que é o constante processo “Perpetual Beta” e a Evolução.

Primeiro que tudo escolhi o Ipad como símbolo de evolução tecnológica. É o exemplo claro de “Perpetual Beta”, pois neste caso a Apple tem uma atitude proactiva e atenta às necessidades dos consumidores, aplicando a convergência de vários outros aparelhos tecnológicos num único, tornando possível usufruir de uma vasto leque de utilidades num suporte.

O Mourinho, o Cristiano Ronaldo e o Dr. Belmiro de Azevedo, são personalidades que muito têm dignificado o nosso país e que têm uma vida profissional bem sucedida. Qual é a chave desse sucesso? Um constante processo beta, isto é, em todos os casos existe uma constante atitude activa, de inquietação, de superação dos objectivos, uma constante motivação e vontade de superar metas, chegar a patamares mais elevados.

Sou um completo apaixonado por Cinema e mais uma vez se aplica essa máxima de evolução e constante processo beta. No passado imperava o cinema mudo a preto e branco, época essa que ficou marcada pelo talentoso Charlie Chaplin. Posteriormente evoluiu-se para a uma projecção a cores e som, até que nos dias de hoje somos transportados muito  para além do ecrã, através do cinema 3D.

Outro dos meus interesses é o Design e a Arquitectura. Actualmente podemos constatar com muito agrado, que as casas deixaram de ser tradicionalmente rectangulares com linhas monótonas e aborrecidas, para serem autênticas obras de artes que desafiam constantemente a nossa imaginação e criatividade.  O mesmo se verifica nos artistas plásticos, como por exemplo a Portuguesa Joana Vasconcelos. Estes aplicam essa constante evolução e processo beta nas suas obras, através da inovação dos materiais utilizados e formas das suas obras.

Por último, a Bricolage e a Decoração também são um dos meus hobbies, pois são ferramentas que nos permitem mudar, deixar de lado a monotonia, inovar e surpreender constantemente.

No entanto, gostaria de referir que apesar de todo esta “inquietação” também possuo uma faceta serena e tranquila que se encontra aqui comunicada pela utilização da cor Azul.

Assim, ficaram a conhecer alguns dos elementos que me caracterizam e que influenciam o meu processo criativo e nos quais vou “beber” alguma da inspiração para a minha vida profissional e até mesmo pessoal. Devido a tal situação, optei por colocar a imagem relativa à criatividade ao centro, para assim demonstrar a sua importância na minha vida, bem como a sua influencia sobre as outras áreas e a influencia que estas têm na própria Criatividade. Regista-se um constante processo 2.0, um processo  de partilha e interacção constante entre todas as áreas.Enfim, EU SOU ASSIM!

Deixe uma Resposta

