Os 5 Pilares do Marketing One-to-One

          Para que se consiga um Marketing One-to-One eficaz e de sucesso é necessário aplicar e salvaguardar os seguintes pressupostos. Apenas desta forma, se conseguira um “casamento perfeito”, um “amor para a toda a vida” entre consumidor e anunciante.

Os 5 Pilares do Marketing One-to-One:

Identificar e caracterizar os clientes de forma Personalizada, por isso o anunciante deve enriquecer a “ficha de cliente” com a maior diversidade de informação possível.

Diferenciar os clientes por valor e necessidades, por exemplo, para este caso seria favorável utilizar Curva ABC de Clientes para proceder a essa segmentação. Esta diferenciação é conseguida através da análise das informações recolhidas de forma contínua.

Interacção com clientes, construindo relações duradouras em cada contacto. Esta relação é conseguida por exemplo através das seguintes técnicas:

              – Envio de amostras gratuitas ou brindes com a encomenda do cliente, funcionando como forma de agradecimento pela preferência pela referida marca. Ex: Talões de desconto em produtos de hipermercados.

              – Programas de fidelização, baseados na acumulação de pontos, que podem ser trocados por descontos ou outros produtos (brindes). Ex: Cartões Hipermercados ou de Gasolineiras.

             – Envio de e-mails e newsletters com informações sobre promoções, encomendas etc,

Costumização, isto é, permitir ao utilizador que proactivamente escolha o conteúdo, o layout e as funcionalidades que pretende que pretende de um Web site, por exemplo.

Respeitar a Privacidade do Cliente, dando em cada contacto a possibilidade de o cliente optar por não receber mais contactos, pois o Marketing One-to-One utiliza uma estratégia de “permission marketing” (Godin, 1999), o cliente tem todo o poder de se pretender excluir os seus contactos da base de dados do anunciante e não ser contactado com mensagens publicitárias ou de qualquer outras caso este não pretenda.

Referências Bibliográficas:

Godin, S. [1999] Permission Marketing, Simon &Schuster, New York, USA

Hortinha, J. [2002] X Marketing. Edições Sílabo, Lisboa. pp.347

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: