Marketing Guerrilha – A “guerra” pode estar ao virar da esquina!

         O termo Marketing de Guerrilha advém do conceito de “guerrilha bélica”, pois neste tipo de guerra os exércitos têm de ter e atacar em movimento. No passado este tipo de técnica era utilizada predominantemente por empresas de menor dimensão com a finalidade de poderem combater as empresas maiores, ou até mesmo para tentar sobreviver. Uma vez que estas empresas são pequenas, normalmente têm baixos orçamentos para divulgação dos seus produtos e serviços. Por isso são obrigadas a recorrer a campanhas de guerrilha para poderem fazer frente a grandes multinacionais, através do impacto, repentismo e factor UAU que este tipo de acções repercute nos consumidores e no normal quotidiano por vezes monótono e repetitivo. Mas, cada vez mais estão a ser utilizador por empresas de maior dimensão pela notoriedade, impacto e por vezes também, adicionando cobertura televisiva e por conseguinte, mediatismo e word-of-mouth que suscitam é extremamente aliciante. Pode dizer-se que o Marketing de Guerrilha é uma técnica de marketing não convencional, usada pelo empreendimento que pretende diferenciar-se no meio de tanta saturação de informação e publicidade.

        Segundo André Rabanea, responsável da Torke, o «Marketing de Guerrilha é uma forma de envolver os consumidores com a marca, não através da imposição mas através da conquista. É um conjunto de estratégias diferenciadas e inovadoras cujo objectivo é surpreender, pelo inesperado e pelo barulho, pela emoção, pela ousadia e pela agilidade e que, por isso mesmo conquistam e seduzem os consumidores».

        Neste tipo de marketing são utilizados poucos recursos humanos e financeiros, é privilegiada a ideia e o conhecimento do público-alvo a quem se dirija, de forma a criar acções que irão chamar a atenção para os produtos comunicados. São utilizados meios pouco convencionais, como grandes campanhas publicitárias ou eventos de apresentação de produtos em intervenções urbanas.

        Com um estudo de mercado adequado, é possível determinar exactamente qual é a acção a tomar para dar a conhecer um produto a esse público, utilizando recursos financeiros reduzidos, neste sentido surge o Marketing de Guerrilha como a solução ideal!

        As ferramentas utilizadas dependem do tipo de produto e do público que se pretende alcançar, como também do orçamento disponível. E claro, é necessária uma boa dose de imaginação para criar sempre acções novas, que surpreendam o público e chamem a sua atenção.

       Outra das suas características é o seu carácter real, isto é, acção não pode parecer publicidade deve surpreender, intrigar e deixar o espectador a pensar: “O que será que está a acontecer?”, favorecendo o word-of-mouth já referido, que é a essência e objectivo primordial desta técnica.

O Marketing de Guerrilha tem as seguintes características:

  • Disruptivo – São usados métodos não convencionais, inesperados;
  • Extrema mobilidade – Resposta rápida ao mercado, sem grandes produções “reality marketing”, pode-se implementar uma acção em poucos dias ou horas;
  • “Conhecimento do campo de batalha” – Conhecimento do público-alvo, fundamental para um “ataque” de surpresa e com precisão;

        É preciso salientar que o Marketing de Guerrilha não é tudo o que é original, criativo e que causa impacto. Requer um estudo prévio dos consumidores, dissecação do problema a resolver e orientação para o objectivo definido pelo anunciante, tendo sempre em mente o mínimo de custo possível, daí a criatividade ser o principal “alimento” a consumir. Posso dizer que as campanhas de Marketing de Guerrilha são autênticos “pesos pesados” no que diz respeito à criatividade e neste caso , quem ganha é mesmo quem ganha, em criatividade.

Referências Bibliográficas:

http://joanapeixoto.wordpress.com/marketing-de-guerrilha-2/ (visitado em 29.04.2011)

http://invisiblered.blogspot.com/(visitado em 29.04.2011)

Gavin, L.; Dorrian, M. [2006] Guerrilha Advertising – Unconventional Brand Communication. Laurence King Publishing, London pp. 189.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: