Exemplos de Marketing de Guerrilha

         Como a intensa globalização e a procura desenfreada de maior desenvolvimento e acima de tudo maior riqueza, as cidades vão transformando-se em “caixotes” de betão em que tudo é padronizado. Não notamos diferença alguma em se estivermos em Lisboa ou numa outra qualquer cidade. Qualquer cidade actualmente tem as mesmas características, amontoados de betão por todo o lado, perdendo cada vez mais a sua unicidade, são cada vez mais ambientes visuais “monótonos”. A Publicidade e nomeadamente o Marketing de Guerrilha permitem dar um “lufada de ar fresco” às cidades, acrescentando-lhes identidade, novidade e vida! Retirando-lhes o seu registo cinzento e monótono, através de acções inovadoras, inesperadas e por vezes até educativas.

        Kurt Wenner, Edgar Mueller, Julian Beever, Manfred Stader são artistas que contribuem para esse embelezamento da cidade, através das suas pinturas de rua 3D que estão a ser aproveitas pelas marcas para actividades publicitárias e de guerrilha, como se pode comprovar no seguinte exemplo, em que se publicita a marca Sony Erickson e um modelo de Telemóvel. Estes artistas surpreenderam os cidadãos, nas suas cidades, tanto na Europa, como na Austrália, EUA, México, Brasil e até mesmo na Argentina. O impacto e o carácter de guerrilha advém do facto de ser uma iniciativa incomum que além da sua espectacularidade gráfica (o facto aparentarem ser em 3D parecendo uma imagem real, mesmo estando num plano 2D), representa também uma hipótese para cada um dos cidadãos dessas cidades possam ter contacto com uma publicidade que é uma autêntica peça de arte, de forma gratuita e até mesmo fortuita.

          Os exemplos que se seguem quer através da utilização de objectos os até mesmo a via pública e das suas infra-estruturas, inventam e inovam apresentando soluções publicitárias.    Através destas propostas publicitárias inovadoras os consumidores sentir-se-ão muito mais susceptíveis de apreender a mensagem veiculada e, por conseguinte, a predisposição para com a marca veiculada será extremamente favorável. Com tal, quanto maior for a originalidade, o impacto e o factor cool, melhor será para a marca e melhor posicionada a marca ficará na mente dos consumidores.

         Este tipo de iniciativas publicitárias em casa de banho públicas representa também diversas vantagens, de entre as quais saliento o facto de: não existir ruído aquando do contacto com a peça publicitária; existe um contacto efectivo) 1 visulaização=1 contacto; o tempo de exposição é no mínimo de 20 segundos, algo extremamente favorável, pois o consumidor ao longo do seu dia-a-dia é bombardeado com milhares de mensagens publicitárias; a taxa de retenção é de 80 %, algo que ajudará a aumentar também esta percentagem é a criatividade, algo que se encontra bem presente neste exemplo. Por último, e não menos importante, é possível a segmentação por sexo e por tipologia de público, sendo este aspecto muito importante para as marcas, pois poderão adaptar as suas mensagens segundo as características de cada um dos utilizadores das casas de banho públicas. Em baixo apresentarei alguns exemplos dessa segmentação por sexo.

         Imagine o impacto que teria em si poder ver a sua jóia favorita no seu próprio pescoço. A agência que desenvolveu esta ideia partiu do comportamento das mulheres. Na sua generalidade o género feminino é mais vaidoso e tem mais cuidados com a sua aparência do que o género masculino, no entanto nos últimos anos com o surgimento o conceito de metrosexual essa discrepância entre sexos já não é tão acentuada. Com esta iniciativa, por exemplo imagine que tem uma festa e pretende comprar uma jóia, no entanto não sabe como ficaria com a toilette escolhida. Assim poderá com “alguma privacidade” testar todas essas circunstâncias. Haverá algo mais cool do que todas estas vantagens? Até poderá comparar como a jóia fica em si e nas suas amigas, também no mesmo sítio, casa de banho pública, pois as mulheres têm o hábito de irem juntas à casa de banho, bem como costumam comparar e comentar as jóias e roupas umas das outras. Seguem-se também alguns exemplos de publicidade nas casas de banho públicas uma vez mais com um factor criativo elevado, que transparece pelo seu aspecto cómico, ou outras com uma mensagem mais séria, alertando para um dos maiores flagelos da nossa sociedade, o consumo de álcool e a posterior condução automobilística.

        Agora irei dar alguns exemplos de publicidade exterior tanto em infra-estruturas, quer em transportes públicos que são considerados Marketing de Guerrilha. Todos estes exemplos além de serem inovadores, em muitos casos causam também bem-estar aos cidadãos, alegrando o seu dia-a-dia e causando-lhes boa disposição num dia tão stressante e carregado de responsabilidade, que pauta todo o nosso quotidiano.

         Assim, estas iniciativas poderão ser encaradas como uma “lufada de ar fresco” para a vida e dia-a-dia de cada um, pois assim poderão descontrair nem que seja apenas durante alguns segundos.

         Neste caso a agência teve a ideia de utilizar o metro para esta activação da marca HALTICA. Inovou ao utilizar os varões das carruagens do metro para mostrar a lata de cerveja da marca. Não será muito mais divertido agarrar numa lata no varão do metro, do que no próprio varão? No meu entender, penso que sim. Além de ser mais divertido, dá também um aspecto mais pessoal e único às carruagens, pois estas pautam-se por serem padronizadas em todo o mundo. Assim esta carruagem será única e diferente de todas as outras.

          O exemplo que se segue foi criado para promover a marca azeite andorinha a agência Torque, apresentou esta ideia criativa, que consiste na materialização de oliveiras feitas de matérias, em que as azeitonas são andorinhas, em alusão à marca.

         Desta forma, os consumidores tiveram contacto com a marca de uma maneira original (no Terreiro do Paço e no Parque das Nações). Mensagens deste género produzem um impacto muito superior no consumidor, captam de facto a sua atenção, pois são extremamente criativas, além de acrescentarem novidade à própria cidade.

Segue-se a ideia de uma agência holandesa, que para dar a conhecer a sua marca de gelados, criou uma estrutura publicitária na via pública, despertando a atenção e necessidades dos consumidores.

         Outras vezes a inovação é adquirido pelo formato das peças utilizadas no Marketing de Guerrilha, quer pelo inesperado das mesmas. No primeiro caso, o outdoor adopta um formato fora do normal, no segundo, a inovação é ao nível da interactividade com os consumidores. Haverá algo mais “precisoso” do que controlar o seu peso diariamente, a caminho do trabalho. Assim com essa informação, poderá controlar a sua alimentação ao longo do dia, de forma a manter ou melhorar a sua saúde, ao nível do peso.

Neste caso, uma impressão em tamanho gigante no hall de um centro comercial, torna-a esta publicidade realmente Marketing de Guerrilha, pela inovação, criatividade e impacto que causa nos consumidores. Um excelente exemplo de Marketing de Guerrilha.

        Outro exemplo de Marketing de Guerrilha a utilizar uma tela para a sua materialização. Torna-se impactante pela  criatividade utilizada e pela  ilusão óptica que nos dá, pois parece que estamos num avião e que vemos toda a cidade por baixo dos nossos pés.

     Agora dou-vos um exemplo de um mupi interactivo que pode ser considerado um exemplo claro de Marketing de Guerrilha.Este exemplo torna-se único, pois aproveita a nostalgia e hábitos da nossa infância. Isto é, todos nós já passamos por uma fase em que partimos algo do nosso corpo, e por conseguinte, tivemos de imobilizar essa mesma parte com gesso. No entanto, esta fase também é pautada por algum divertimento e boa disposição, pois todos os nossos amigos querem deixar uma mensagem escrita no nosso gesso. Assim esta agência publicitária aproveitou essa ideia para este mupi interactivo. Qualquer cidadão poderá escrever a sua mensagem no braço engessado presente no mupi, através do ecrã táctil do mesmo.

         Segue o meu exemplo favorito de Marketing de Guerrilha que nos alerta para a desigualdade e falta de livre expressão subjacente ao tema da Amnistia Internacional. Torna-se especial pelo impacto forte que nos traz e faz-nos pensar realmente que tal situação ainda ocorre em algumas partes do mundo e muito mais próximo do que se imagina. Para demonstar e enfatizar esta campanha foram construidas mãos que foram colocadas dentro das tampas dos esgotos simbolizando a prisão da impossibilidade de expressão, preconceito e desigualdade que se pretende debelar.

Por último, gostaria de deixar mais dois exemplos. O primeiro é novamente uma campanha de Marketing de Guerrilha para comunicar a série televisiva Dexter. É algo macabra, mas ao mesmo tempo por essa irreverência torna-se marcante e suscita um enorme interessse e memorização. O segundo exemplo é uma campanha recente que teve origem no Brasil, para defesa dos direitos dos animais. A Agência que realizou a campanha pretende consciencializar os individuos para este flagêlo através da simulação do que acontece com os animais, mas neste caso num elevador.

Exemplo- SOS Fauna

Gostaria ainda de deixar um exemplo que me despertou alguma curiosidade na última semana. Um aplicação do Marketing de Guerrilha na procura de emprego. Um individuo na ânsia de ter uma oportunidade na Agência de Marketing de Guerrilha Torke criou um perfil no Facebook apenas para despertar o interesse do CEO da Agência. Ao longo das semanas tem feito uma série de acções de guerrilha rumo ao seu objectivo – conseguir trabalhar naquela agência. Proactividade é o que se precisa! E esta pessoa realmente é um exemplo disso!

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