Exemplos de tiros de precisão ou como quem diz de Marketing One-to-One

Exemplos de Marketing One-to-One:

Deixo aqui alguns dos exemplos que me impressionaram mais nos últimos tempos. Quer pelo seu impacto, quer pelo seu conceito ou funcionalidade.

 Exemplo – Dexter

        Esta campanha de Marketing One-to-One  foi realizada pela Torke e consistia no envio de um kit personalizado da Série Dexter para casa dos consumidores. O kit era composto por uma caixa de ‘papel celofane Dexter’, tendo a garantia que “O papel de embrulho Dexter, devido à sua impermeabilidade e aderência mantinha a vítima bem acondicionados e o chão sem salpicos de sangue, evitando assim, a formação de pistas e vestígios de assassínos.”. E as informações sobre a série seguiam embrulhadas na própria película. Penso que é uma excelente maneira de proceder manutenção dos espectadores da série, isto é, fidelizar os consumidores à marca.

Exemplo- Nemo 2

Este é outro excelente exemplo de criatividade ao serviço de uma comunicação personalizada realizado pela agência Saatchi&Saatchi  da Nova Zelândia para a promoção do filme Nemo 2. Assim através de uma comunicação personalizada era comunicado ao cliente  individual informações sobre o filme, juntamente com esta excelente apresentação e formato criativo. O que de facto além de suscitar o interesse na comunicação, fica na memória e favorece o word-of-mouth.


Exemplo- Circo da Malásia

Segue mais um exemplo onde impera a criatividade, sem esquecer o seu aspecto comercial, que neste caso era a ida ao espectáculo em questão. Assim, através de uma embalagem impactante e apelativa consegue uma taxa de resposta mais elevada e uma atenção superior do consumidor.

Gostaria de referir que o Marketing  One-to-One também se pode realizar através da Internet utilizando o e-mail marketing. Deixo aqui um dos muitos exemplos disponíveis:

           Neste caso a marca Springfield oferece descontos especiais aos seus clientes através de uma comunicação personaliazada tendo em conta o historial das suas compras. Esta campanha também permite a quantificação das respostas uma vez que para o cliente ter acesso à promoção terá de imprimir o seu cupão personalizado e dirigir-se à loja em questão. Assim, é possível à marca tomar conhecimento da adesão e sucesso da acção.

Apesar de a criatividade não ser o seu principal elemento, esta acção torna-se muito importante para a fidelização dos actuais clientes da marca, aliciando-os com promoções especiais, especialmente quando o poder de compra é limitado como acontece neste panorama em que vivemos.

Outro dos exemplos é o mini site e aplicação para o Facebook da Vodafone: http://tresesti.vodafone.pt/site.html

         Apesar de não ser um exemplo puro de Marketing One-to-One adopta os mesmos pressupostos personalizados e adaptados a cada um dos clientes. Esta aplicação suscitou-me interesse devido ao impacto que esta traz. Primeiro o conceito de vidente que descobre tudo sobre nós é muito bem aproveitado, tendo em conta o contexto em que vivemos actualmente, cheio de preocuapções e incerteza sobre o futuro. Assenta na vontade e desejo que todos nós (ou pelo menos de uma grande parte), de prever o futuro e de saber o que nós espera o amanhã neste clima complicado em que vivemos.  Outra das vantagens da campanha é recolher uma série de informações sobre cada cliente acrescentando espectacularidade, impacto, interesse e realidade à mensagem veiculada, sem descurar a parte comercial que a caracteriza. Assim, esta informação recolhida poderá ser utiliza em posteriores campanhas e acções de Marketing One-to-One.

Concluindo, penso que este exemplo é uma excelente ferramenta ao serviço do fortalecimento da relação dos consumidores, bem como da ATM e consequentemente favorece a fidelização desta para com a marca em questão.

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