Marketing Digital – Quando o Marketing se molda e aproveita o contexto

        A intensificação da globalização dos mercados e da competição originou mudanças e expectativas no mundo empresarial. Tais mudanças ficaram a dever-se aos avanços na área das Tecnologias de Informação (TI), mais proeminentemente nas últimas décadas, após o surgimento da Internet, provocando assim uma disrupção relativamente aos canais de comunicação tradicionais (Televisão, Imprensa e Rádio), dando origem a uma nova técnica de comunicação a denominada e-communication, que se caracteriza por utilizar a internet e as suas ferramentas para comunicar com os consumidores e que se materializa no Marketing e na Publicidade Digital. Então, se se partir do pressuposto que os princípios basilares do marketing não se alteram, podemos dizer que o Marketing Digital é a aplicação do Marketing aos negócios digitais e a utilização dos novos suportes de disponibilizados pelas novas tecnologias e novos dispositivos terminais de acesso (Hortinha, 2002), como por exemplos SmartPhones e mais recentemente, os Tablets, tendo como função alcançar os objectivos de marketing, por conseguinte muitas vezes é utilizado em conjunto com as denominadas comunicações tradicionais. (Chaffey, Mayer, Johnston, Ellis-Chadwick, 2003)

        A Internet é a técnica de informação que mais tem contribuído para as mudanças no comércio empresarial que se verificam, pois esta é muito menos dispendiosa do que a maioria das outras técnicas de informação e caracteriza-se por possuir uma elevada penetração nos consumidores e no mercado, isto para além do seu elevado grau de abrangência, na medida em que, este mesmo meio consegue alcançar um elevado número de consumidores, substancialmente mais elevado que os outros meios de comunicação denominados tradicionais. (Kalakota & Wilson, 1997). Devido a tal facto, a Internet é uma técnica cada vez mais apetecível para as empresas visto que, o rácio gastos vs. retorno financeiro / potencialidades é muito apreciável (Turban et al., 2000). Ramos & Veldam (2000) defendem que a Internet está entre os meios de comunicação com o mercado que possibilitam um avanço na direcção da aproximação das empresas com o consumidor (interacção). Como tal, as empresas presentes no mercado on-line e que utilizem o Marketing Digital para comunicar e interagir com os consumidores estão cada vez mais a utilizar técnicas para que seja possível analisar e identificar os hábitos e comportamentos dos consumidores on-line, de forma a que, assim seja possível a fidelização dos mesmos. Uma dessas ferramentas é o Data Mining (que se caracteriza por ser o processo de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes, como regras de associação ou sequências temporais, para detectar relacionamentos sistemáticos entre variáveis, detectando assim novos subconjuntos de dados). A marca Amazon utiliza estas ferramentas de análise dos consumidores nas suas estratégias de comunicação e marketing, pois mediante o histórico de compras do cliente propõe-lhe outros produtos para compra complementares ou com alguma afinidade com as suas características enquanto consumidor.

        Shih (2004) acrescenta ainda que o Marketing Digital pode ser considerada uma forma de agregação de valor ao negócio. Tal afirmação decorre do facto de utilizar a Internet e esta eliminar barreiras de tempo e distância, bem como pelo facto de aproximar o fornecedor da procura, não existindo entre estes qualquer tipo de intermediários. Além disto é também um “ambiente” multicultural e multilingue, onde não é possível identificar a nacionalidade, a cultura e a língua de um site, somente pelo seu endereço electrónico, pois este mesmo endereço poderá estar localizado em qualquer parte do mundo.

        Concluindo, podemos dizer então que o Digital consegue cobrir quase todas as áreas do Marketing e Comunicação Tradicional e será cada vez mais importante e utilizador. Esta afirmação pode ser sustentada pelos dados do inquérito WIP (World Internet Project) – http://www.worldinternetproject.net/. Segundo este estudo, no primeiro trimestre de 2010, aproximadamente metade dos lares de Portugal Continental (48,8 %) dispunham de acesso à Internet, ao que corresponde uma percentagem de 44,6 % utilizadores de Internet em Portugal. É importante referir que se registou um aumento exponencial desde 2007, pois nesse ano a percentagem de utilização da Internet era de apenas 29 %. Assiste-se a uma tendência acentuada de crescimento no que diz respeito à utilização da Internet. Os consumidores utilizam a Internet e a tecnologia em todas as suas actividades quotidianas. A tecnologia e a Internet passou a fazer parte de si, é uma extensão de si próprio, dando origem ao conceito de Homo Connectus. Como tal, cada vez mais se assiste á máxima por parte do consumidor de “What I want when I want”, que as tecnologias e a Internet permitem. Assim, as marcas têm de estar atentas e utilizar todas as ferramentas disponíveis, como o Marketing Digital para oferecer soluções de valor acrescentado aos consumidores quando e onde este quiser.


Referências Bibliográficas:

Kalakota, R. & Whinston, A. B. [1997] Eletronic Commerce. A Manager’s Guide. Berkeley Addison, Wesley.

Turban, E. et al. [2000] Eletronic Commerce. A Managerial Perspective. 1ª ed., USA, Prentice Hall.

Ramos, A. S. M. & Veldam, S. M. da S. [2000] Relacionamento com o cliente através da web: um estudo teórico exploratório. Enanpad, Florianópolis.

Shih, H. P. [2004] Extended technology acceptance model of Internet utilization behavior. Information & Management, 41, pp. 719-729

Chaffey, D.; Mayer, R. ; Johnston, K.; Ellis-Chadwick F. [2003] Internet Marketing: Strategy, Implementation and Pratice. Second Edition. Prentice Hall, pp. 484.

Hortinha, J. [2002] X Marketing. Edições Sílabo, Lisboa. pp.347

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