Marketing One-to-One – Um snipper ao serviço do Anunciante!

         Devido às alterações já referidas, os consumidores estão cada vez mais infiéis e exigentes no que diz respeito às marcas que consomem, ou seja, é cada vez mais difícil fidelizar um determinado consumidor a uma determinada marca. Assim técnicas como o Marketing One-to-One são vitais para que se consiga um negócio rentável e profícuo, bem como um engagement entre consumidor e marca forte e duradouro, porque tal como refere Kotler (1998) “as empresas devem deixar de enfatizar o marketing conquistador de clientes e passar a enfatizar o marketing retentor de clientes.” O mesmo autor refere também que é muito mais fácil e requer menos investimento fidelizar um cliente à marca do que conquistar um novo cliente. Tal facilidade acontece, porque o primeiro já conhece a marca, já tem um conjunto de representações, experiências e sentimentos para com esta. Assim, não será necessário começar o processo de decisão do inicio para se conseguir a sua fidelização. Outra das razões que levam a que esta técnica de marketing seja muito utilizada advém da própria natureza do homem. Este apesar de estar integrado numa sociedade e fazer parte de um todo, gosta de atenção, gosta de uma comunicação personalizada, gosta de ser tratado pelas marcas, com um ser único, especial e importante. Assim, o Marketing One-to-One vai ao encontro dessa pretensão dos consumidores.

        Marketing One-to-One caracteriza-se por ser uma técnica de marketing utilizada para conseguir uma relação personalizada com os clientes, de forma a ter um conhecimento suficientemente elevado de cada um dos consumidores para que se torne possível oferecer a cada um deles os bens ou serviços mais adequados, contribuindo de sobremaneira para a fidelização de clientes, bem como contribui para o aumento do consumo de cada um dos clientes e ainda para aumento das denominadas estratégias “share of wallet”. (Hortinha, 2002)

        Mas para que se entenda melhor o que realmente esta técnica deixo duas metáforas que traduzem na perfeição o que é o marketing one-to-one:

        Fazendo uma alusão com o material militar e comparando com a Publicidade, podemos dizer que o Marketing One-to-One é tiro de precisão, porque atinge directamente o target que pretendemos, enquanto que a Publicidade é tiro de caçadeira, isto é, distribui a pólvora ou como quem diz, a comunicação por todos os lados. Outra das metáforas que traduz na sua essência o que é o Marketing One-to-One e como se processa a relação anunciante/consumidor é a relação entre namorados, uma vez que um diz ao outro aquilo que o outro que ouvir, vivem um para o outro e cada um “vende” aquilo que tem para vender da melhor maneira, e essa “melhor maneira” é conseguida porque estudou aquilo que o outro “compra” e gosta. (Correira, 2008)

Referências Bibliográficas:

http://www.slideshare.net/fernandazmo/marketing-onetoone (visitado em 28.04.211)
KOTLER, Philip. [1998] Administração de Marketing: Análise, planejamento, Implementação e Controle. São Paulo: Atlas, 5ª ed.

CORREIA, E.M., em http://aeiou.expressoemprego.pt/ (visitado em o4.03.2010)

PEPPERS Don, ROGERS Martha.[1997] Enterprise one-to-one. Currency/Doubleday.

HORTINHA, J. [2002] X Marketing. Edições Sílabo, Lisboa. pp.347


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: