Marketing Sensorial – O despertar dos sentidos!

O Poder do Marketing Sensorial

       “As marcas inconfundíveis precisam de ser capazes de transmitir e entregar uma profunda experiência sensorial e emocional. Não basta anunciar visualmente um produto ou serviço. Vale a pena acrescentar som, que pode ser uma música, palavras ou símbolos poderosos. A combinação de estímulos visuais e auditivos causa um impacto de 2+2= 5. Vale a pena ainda mais provocar outros canais sensoriais – sabor, tacto, olfacto – para aumentar o impacto total da marca. (Kotler, citado por Lindstrom, 2007).

        Até porque é através dos 5 sentidos que percebemos o mundo. Os sentidos humanos são muito importantes e podem ser explorados pelos profissionais do marketing e da comunicação, pois estes funcionam como as portas de entrada para qualquer reacção ou atitude, que expresse aprovação ou não a certo produto ou serviço.

        De acordo com Michael R. Solomon (2002), os impulsos captados pelos nossos sentidos, dão inicio ao processo perceptivo, onde os sensores internos captam influências do ambiente externo, gerando assim lembranças, bem-estar, saudades, desejos ou até mesmo repugnância. (http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-poder-do-marketing-sensorial/14403/ consultado em 29.04.2011)

        Por exemplo, quando ouvimos uma música no rádio lembramo-nos de momentos, pessoas que trazem à nossa mente imagens, representações mentais dessas vivências.,

         O Marketing Sensorial tem a particularidade de necessitar de um investimento de baixo custo, principalmente se for usado no ponto de venda. Veja-se o exemplo que ocorre nos Hipermercados, em horas de grande afluência é “solta” uma fragrância com odor a pão quem acabado de fazer para que a procura e compra deste produto seja maior.

        O Marketing Sensorial tem o propósito de fixar a marca, o produto ou o serviço, através da criação de sensações nos 5 sentidos humanos, formando assim um vínculo emocional com o consumidor, porque só envolvendo o consumidor, criando um vínculo forte e duradouro com este, conseguirá sobreviver num clima de competição desenfreada.

Deixo-vos um vídeo que demonstra a importância do Marketing Sensorial e as oportunidades de negócio que pode aproveitar

Referências Bibliográficas:

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-poder-do-marketing-sensorial/14403/ (consultado em 29.04.2011)

LINDSTROM, Martin [2007] Brandsense – a marca multissensorial.Porto alegre: Bookman. pp.240.

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